sábado, 9 de janeiro de 2010

ESPERANÇA NA CAMINHADA


Pastoral do domingo 10-01-10
Jesus após a sua ressurreição, apareceu a dois de seus discípulos. Esses homens estavam se dirigindo para o povoado de Emaús, que distava cerca de dez quilômetros de Jerusalém. Eles se achavam profundamente abalados pela frustração causada pela morte do Senhor. Parecia que esse fato destruíra todos os seus anseios e esperanças. Pelo seu aspecto, suas palavras e seu tom de voz, dava para perceber que se sentiam totalmente dominados pelo derrotismo.
Eles conheciam Jesus e o amavam. Entretanto, quando Jesus apareceu ao lado deles e se pôs a caminhar com eles, não o reconheceram. Será que o Senhor se disfarçou propositadamente, para que eles pudessem falar com toda liberdade e abrir o coração para ele? Ou será que foi aquele sentimento de derrotismo que impediu que o identificassem?
Quando nos achamos profundamente frustrados, Jesus se aproxima de nós de maneiras que nem sempre percebemos. Quando não temos mais esperanças, ele anda ao nosso lado. Ele vem para perto de nós quando nos sentimos distantes dele.
Jesus pede que lhe falemos das nossas tristezas e nos ouve com toda atenção quando desabafamos. Todos temos preocupações que precisamos apresentar ao Senhor hoje.
Jesus esclarece nossas dúvidas com a Palavra de Deus. Quando ficamos confusos, ele quer nos dar entendimento de tudo por meio da Bíblia.
Jesus aceita nosso convite para se aproximar mais e se envolver mais em nossa vida.
Jesus se revela a nós de formas que já conhecemos. Por fim, Jesus fez algo que eles já haviam presenciado diversas vezes. Ele pegou o pão, abençoou-o, partiu-o e o distribuiu. Também conosco deve ser assim.
Muitas vezes, ele faz para nós algo que não vemos, opera de modos que não entendemos. Será que estamos cientes da sua presença? O que nos impede de abrir o coração para ele? Será a sensação de que não merecemos nada? Será o peso da vergonha ou do desespero? Existem certas preocupações das quais podemos falar somente com ele.
Jesus esta no caminho conosco, não estamos só. Há esperança para oque esta triste e derrotado, Jesus quer cear conosco.
Com carinho,
Rev. Vasco Toledo

4 comentários:

  1. oi vasco! sou eu ivene estou com muitas saudades de voce!
    me envie uma resposta email da minha filha :fany22k@hotmail.com
    pois desejo reve-lo!!!

    ResponderExcluir
  2. COMO SEMPRE ESCREVENDO MARAVILHOSAMENTE BEM, ME ACHO ATÉ SUSPEITA EM COMENTAR QUALQUER COISA QUE DEUS DÁ PRA VC, POIS ACABO SMEPRE CHORANDO QD LEIO SEUS TEXTOS, ASSIM COMO CHORAVA QD OUVIA SUAS PREGAÇÕES, NA ÉPOCA AINDA NÃO ENTENDIA BEM AQUILO QUE SENTIA, HJ SEI DA ALIANÇA QUE TEMOS COM O ESPÍRITO SANTO E A FORMA QUE ELE É EVIDENTE NA MINHA VIDA , SÃO AS LÁGRIMAS... TE AMO EM CRISTO .

    ResponderExcluir
  3. Professor, show de bola teu blogger.... to te seguindo..

    paz

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog prof. Vasco....
    Mande um abraço pro Rodolpho, meu amigo que nunca mais ví...rs
    E outro abraço pra vcs da família....
    Esse ano estarei me formando em Direito...
    Pena que não foi pela Mackenzie Rio...rs
    Foi um prazer conhecê-lo...Até a próxima!

    ResponderExcluir